Como será o automóvel no futuro

O automóvel e o futuro

Uma forma de imaginar o automóvel do futuro é tentar resolver os problemas do presente. Obtém-se, neste caso, uma visão mais incremental do automóvel, mais perto do que conhecemos hoje. É o que fazem a maioria dos departamentos de I&D das empresas que produzem automóveis, acessórios ou outros produtos relacionados com o automóvel. É o que costumam fazer os organismos públicos responsáveis com a infra-estrutura de transportes urbanos e as organizações com poder de decisão a nível nacional e internacional. E as soluções existem, estão a ser desenvolvidos e tenta-se a sua aplicação no mercado, com mais ou menos sucesso. Não é o objectivo deste artigo entrar por aí.

Uma outra forma de imaginar o automóvel do futuro, que leva a soluções mais radicais, é contrariar os paradigmas actuais ou, pelo menos, ignorá-los enquanto criar o modelo conceptual do automóvel que queremos ter no futuro.

A utilização do brainstorming em equipas multidisciplinares, com especialistas e não especialistas no automóvel pode levar a soluções surpreendentes. A utilização desta técnica em discussões individuais e informais também resulta muito bem.

Procura-se, neste caso, identificar as funcionalidades que o automóvel do futuro deverá ter. Procura-se mudar o paradigma: o homem é subjugado pela máquina, que somente consegue proporcionar um leque de soluções. Imagina-se, neste caso, que o homem tem necessidades e que devem encontrar-se soluções que as satisfaçam.

Aliás, uma das grandes surpresas que surge depois de criar um modelo conceptual futurista utilizando este tipo de abordagem é que há tecnologia e até produtos que viabilizam o modelo conceptual e potenciam a sua expressão num protótipo. O futuro “futurista” é, muitas vezes, mais perto do presente do que estamos a contar.

Utilizando o brainstorming em discussões individuais, a autora delineou um modelo conceptual do automóvel do futuro, que apresenta as funcionalidades deste automóvel. Os temas utilizados nas discussões foram do género: Estamos em 2015. Como é que vê o carro do futuro? Como é que se imagina naquela altura? Estará a conduzir? Como? O que é que o automóvel do futuro deveria fazer e não fazer? O modelo conceptual que resultou apresenta-se abaixo.

Os princípios funcionais apresentados no modelo conceptual estão descritos de seguida.

Adaptação e flexibilidade face ao utilizador: o automóvel do futuro deve proporcionar soluções de condução, entretenimento, comunicação, conforto, segurança etc. a cada passageiro, rápida e facilmente, automática ou manualmente.

Optimização do conforto: o automóvel do futuro deve permitir que cada passageiro tenha o conforto de que precisa e que quer, sem incomodar os outros passageiros.

Amigo do ambiente: o automóvel do futuro não deve poluir, deve ser construído com materiais recicláveis e pode ajudar a melhorar a qualidade do ar urbano.

Integração no sistema de transporte urbano: o automóvel do futuro deve ser pensado como parte de um sistema de transportes, um artefacto que respeita os outros participantes no trânsito e que se desloca de forma inteligente, evitando as zonas de maior trânsito.

Entretenimento, educação e bem-estar: o automóvel do futuro, como espaço não somente para ser transportado, mas também para viver, deve proporcionar condições ímpares de entretenimento, bem-estar e estudo para cada passageiro.

Durabilidade e robustez: o automóvel do futuro deve ser fiável e robusto, com um período de vida útil elevado.

Protecção dos utilizadores: o automóvel do futuro deve evitar que a integridade física dos passageiros seja afectada, tanto evitando acidentes de viação como evitando pequenos acidentes no seu espaço interior.

Manutenção fácil e automática: o automóvel do futuro deve evitar que hajam avarias e, quando estas não podem ser evitadas, a sua reparação deve fazer-se automaticamente ou pelos próprios utilizadores, sem recorrer a especialistas.

Usabilidade: o automóvel do futuro deve ser facilmente utilizável por qualquer passageiro, sem precisar de formação específica. A utilização deve ser intuitiva.

Ubiquidade: a tecnologia do automóvel do futuro deve ser omnipresente, mas não visível. O automóvel do futuro não é uma mostra de tecnologia, mas um artefacto funcional.

Ergonomia: o automóvel do futuro deve oferecer condições óptimas para trabalhar (n.a. teletrabalhar). Comunicações, conforto, vibrações, luz, etc. tudo deve ser apropriado para trabalhar.

Minimalismo: o automóvel do futuro deve oferecer somente as funções necessárias quando forem precisas. Deve igualmente ocupar o espaço estritamente necessário, podendo mudar de volume em função do número de passageiros.

A simples descrição dos princípios funcionais do automóvel não permite imaginar a sua utilização e não permite, às vezes, aos especialistas visualizar este modelo como um automóvel funcional. Recorre-se então à utilização de cenários, para transmitir melhor as ideias contidas no modelo conceptual.

Seguem-se dois cenários futuristas, baseados no modelo conceptual apresentado, que transmitem algumas das funcionalidades apresentadas, a título de exemplo. O primeiro foca no carro do futuro e assume que haverá um automóvel no futuro e que as pessoas continuam a utilizá-lo. O segundo apresenta uma solução de transporte do futuro, assumindo que o que os cidadãos precisam é uma solução eficaz, rápida, personalizada e de custo aceitável de transporte do ponto A ao ponto B.

Para imaginar os cenários, é preciso que se defina brevemente o seu contexto.

Assume-se que em 2015 (o futuro escolhido para posicionar os cenários):

• O automóvel continua a existir, tem mais funcionalidades, é um espaço para viver e ser transportado e faz parte de um sistema de transporte citadino que optimiza os meios disponíveis;

• O automóvel tem a capacidade de alterar o seu volume e a divisão do espaço interior de forma fácil e rápida;

• O automóvel e os outros meios de transporte não poluem o ambiente, nem pela emissão de gases, nem pela emissão de sons;

• O automóvel respeita os outros participantes no trânsito, minimiza o espaço que utiliza e evita as zonas de possível engarrafamento.

• O automóvel e os outros meios de transporte estão equipados com a tecnologia necessária para encontrar o seu caminho, sozinhos, para comunicar com o exterior e para reconhecer os cidadãos. Todas as interfaces são ubíquas, intuitivas;

• O automóvel e os outros meios de transporte têm a capacidade de se dirigir em tempo útil para um destino estabelecido, função das instruções recebidas de um sistema central;

• Os cidadãos mudaram de mentalidade e preferem uma solução eficaz, rápida e de grau de conforto personalizado a utilizar o automóvel em todas as circunstâncias.

• Etc.

Apresentam-se, de seguida, os dois cenários de utilização do automóvel do futuro, a título exemplificativo.

O carro em 2015

…mais um dia de trabalho acabou...conduzo...vejo a cidade…os seus limites transformam o meu carro num artefacto minimalista, que ocupa o espaço estritamente necessário…não há ninguém comigo e só trago uma mala…o meu carro diminui de modo a não gastar espaço desnecessário…a sua pele encolhe…muda de volume…

…encontro um amigo…dou-lhe boleia… o carro estica para o acomodar… falamos… ponho o piloto automático…o carro calcula o melhor caminho para casa e evita as zonas de maior trânsito… quero mostrar ao meu amigo fotografias da minha filha… os vidros transformam-se em ecrãs e o seu sorriso lindo transparece das janelas… apetece-me falar com ela e ligo-lhe… o seu sorriso digital agora tem vida e vejo a minha casa acolhedora e estou impaciente de chegar lá… deixo o meu amigo frente à sua casa… o carro encolhe outra vez… e chego… carro na garagem… a mala é encaminhada logo para o quarto e eu vou ter com a minha família, relaxada e sorridente…

…o dia seguinte é feriado...saímos …vamos até a praia… o carro já sabe e tem espaço para todos nós…a prancha de surf está bem arrumada, a comida também (num sítio próprio para a manter em óptimas condições de temperatura e humidade) … e lá vamos… a minha filha lá atrás aproveita para jogar um jogo em linha com os seus amigos… o meu companheiro está a investigar qual o melhor sítio para acamparmos no próximo fim-de-semana…eu aproveito para enviar um postal electrónico aos nossos amigos australianos…cada um de nós tem o seu conforto e não incomoda o outro…a insonorização é selectiva… posso ouvir quando um deles me fala…o nosso carro nos leva entretanto até à praia…

Uma solução de transporte em 2015:

…são 09.05…o meu companheiro desafiou-me a ir até à praia…pego no meu terminal móvel e acedo ao Serviço de Transportes…selecciono o destino, indico o grau de conforto desejado, o número de passageiros, a bagagem e a hora de chegada…momentos depois, recebo três alternativas de viagem e os custos associados…escolho a mais barata…pegamos nas chaves e numa garrafa de água e descemos…09:14…o táxi pequeno, para duas pessoas aparece e pára à nossa frente… toco na carroçaria e a porta abre…sentamo-nos e as cadeiras se adaptam aos nossos corpos…a mala vai para trás…arrancamos…09:18... o táxi deixa-nos junto ao autocarro…a nossa mala está encaminhada automaticamente, nós nem lhe tocamos…arrancamos…09:39…chegamos à Barra…a nossa mala espera-nos no passeio, ao lado de duas bicicletas…colocamo-la no espaço dedicado à pequena carga e começamos a andar…09:55... já chegamos …e o custo da viagem é debitado na minha conta …

Futuro do automovel