Carros híbridos combatem preço dos combustíveis e reduzem poluição do ambiente

 

 

 

Os carros híbridos constituiem uma contribuição técnica importante para reduzir um pouco a poluição ambiental, numa época em que a preocupação com os altos preços atingidos pelo petróleo traz para a primeira linha a necessidade de alterar o paradigma vigente. Pode dizer-se já que o lançamento no mercado automóvel dos carros híbridos é o primeiro passo das alterações que a economia mundial necessita.

Veículos híbridos utilizam, em simultâneo, dois tipos de energia – a tradicional, proveniente de derivados de petróleo como a gasolina e o gasóleo, e a energia eléctrica fornecida por uma bateria recarregável.

 

Quando nos referimos a carros híbridos, não estamos a falar de veículos movidos a energia eléctrica, nem aos que utilizam misturas de gasolina e álcool. Estes carros são impulsionados por um motor a combustão, assistido por um motor eléctrico. Alguns destes veículos, dado o seu baixo nível de emissão de gases poluentes, são classificados como “Veículos de Super Ultra-Baixa Emissão”, apelando-se assim à consciência pró-ambiental dos potenciais compradores.

Os carros híbridos já não são, portanto, meras hipóteses idealistas de um passado recente. Além de não serem meros protótipos ineficazes, muitos destes modelos combinam duma forma harmoniosa a energia proveniente dos derivados do petróleo com a energia eléctrica.

A fabricação de carros híbridos é cada vez mais encarada como o primeiro caminho a seguir para fazer face às grandes ameaças ambientais e económicas. A sua produção poderá constituir uma verdadeira "galinha de ovos de ouro", sendo certo que alguns governos já estão a impor limites às emissões de gases poluentes, prevendo-se que, não demore muito tempo que os automóveis híbridos ultrapassem em número as viaturas que utilizam a energia clássica.

Apesar dos carros híbridos serem mais caros que os convencionais, a médio prazo é possível recuperar o investimento efectuado com a poupança inerente ao seu consumo. Com a utilização de tecnologias cada vez mais modernas, aliadas à escalada recente do preço dos combustíveis, é certo que nos próximos anos teremos ofertas de híbridos a preços cada vez mais competitivos.

Os carros híbridos têm uma vantagem sobre os veículos movidos somente a energia eléctrica. Enquanto os primeiros possuem baterias auto-recarregáveis com o andamento, nos outros é necessária a substituição da bateria ou a sua recarga externa.

Ainda que os verdadeiros carros híbridos impliquem a utilização de energia eléctrica, nem todos trabalham do mesmo modo. O Toyota Prius é um exemplo de um automóvel híbrido completo, dado que possui um computador que “decide” qual a fonte de energia a injectar no motor - a gasolina, a proveniente das baterias ou as duas - de modo a determinar o grau de eficácia do seu consumo.

Com a subida constante do preço da gasolina, os veículos híbridos tornam-se assim um produto desejável. A prová-lo, o facto de a Toyota ter já vendido em todo o mundo, desde 1997, mais de um milhão de carros híbridos.